Banner Portal
Aula com pesquisa na formação e docência de professores de ciências
PDF

Palavras-chave

Ensino por Investigação
Formação de professores.
Ensino de ciências
Educar pela pesquisa
Ensino por investigação

Como Citar

ANDRES, Jaqueline Pinheiro; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. Aula com pesquisa na formação e docência de professores de ciências. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 13, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9802. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este trabalhado foi realizado a partir de uma pesquisa qualitativa do tipo documental, e constou de análise relatos de experiências, escritos por licenciandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) com vistas a reconhecer a perspectiva do Educar pela Pesquisa. Investigamos diferentes trabalhos, os quais foram separados em categorias, com base no referencial do Educar pela Pesquisa, que ocorreram de modo proporcional nos 25 trabalhos analisados, a saber: Questionamento (17:25), Construção de Argumentos (10:25) e Comunicação dos Resultados (08:25). Após análise dos trabalhos, podemos afirmar que o objetivo do projeto PIBIBCiências o qual visava qualificar os processos de formação de professores em Ciências através de movimentos de formação, reflexão e pesquisa em ambiente de formação inicial foi alcançado de forma satisfatória. Sendo que a categoria do Educar pela Pesquisa, mais frequente no relato dos alunos foi o questionamento, sendo que foram encontradas aulas que envolveram todas as categorias do Educar pela Pesquisa.

PDF

Referências

BARREIRO, C. B. Questionamento sistemático: alicerce na reconstrução dos conhecimentos. In: MORAES R.; LIMA, V. M. R. (Orgs.) Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

GALIAZZI, M. C. e MORAES, R. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 237-252, 2002.

GÜLLICH, R. I. C. Educar pela pesquisa: formação e processos de estudo e aprendizagem com pesquisa. Revista Ciências Humanas, v. 8 n. 10 p. 11 –27, 2007.

LÜDKE, M; A, M E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Epu, 2001.

MORAES, R; GALIAZZI, M. C.; RAMOS, M. G. Pesquisa em Sala de Aula: fundamentos e pressupostos. In: Roque Moraes; Valderez Marina do Rosário Lima. (Orgs.). Pesquisa em Sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002, v. 3, p. 11-20.

MORAES, R. Educar pela pesquisa: exercício de aprender a aprender. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rosário (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002, p. 127-142.

MORAES, R; Produção numa sala de aula com pesquisa: superando limites e construindo possibilidades. Revista Educação. Nº40. p. 9-38, 2000.

RAMOS, M. G. Educar pela pesquisa é Educar para a Argumentação. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rozário (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. p. 25-49.

RAMOS, M. G.; VALDEREZ, M.R.L; ROCHA FILHO, J. B; A Pesquisa como Prática na Sala de Aula de Ciências e Matemática: um olhar sobre dissertações. Alexandria. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.3, p.53-81, 2009.

UFFS. UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Subprojeto PIBIDCiências: a experimentação no Ensino de Ciências articulando formação e docência. Cerro Largo: UFFS, 2011. p. 02.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.