Pesquisa colaborativa, práticas e grupos colaborativos

Autores

  • Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC-Campinas
  • Vera Lucia Bezerra Menezes Wasconcelos

Palavras-chave:

Práticas colaborativas docentes, Pesquisa colaborativa, Formação de professores

Resumo

O presente trabalho traz o resultado de uma pesquisa realizada a partir do levantamento de teses e dissertações que utilizaram como metodologia a pesquisa colaborativa e/ou como foco de análise as práticas colaborativas de professores e pesquisadores, os grupos colaborativos, ou a metodologia colaborativa. Buscaram-se nos trabalhos as concepções de práticas colaborativas, pesquisa colaborativa e grupos colaborativos relacionadas ao ensino, aos grupos de ensino e pesquisa, bem como aspectos relativos aos dilemas e dificuldades da utilização de tais conceitos, a partir das reflexões postas nas investigações. A abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa é do tipo estado da arte, ou seja, trata- se de uma pesquisa bibliográfica que buscou sistematizar e avaliar as produções científicas relacionadas ao tema citado. O levantamento foi realizado nas teses e dissertações defendidas entre os anos de 2001 a 2012. A busca dos dados foi realizada no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES: http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/da CAPES, bem como na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-04

Como Citar

MEGID, M. A. B. A.; WASCONCELOS, V. L. B. M. Pesquisa colaborativa, práticas e grupos colaborativos. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 9, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9784. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)