Problematização na formação docente da avaliação da aprendizagem

Autores

  • Kamila Maria Rudek Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Planejamento, Grupo de estudos

Resumo

Pensar na avaliação escolar como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem requer entender alguns dos limites e possibilidades que perpassam o contexto educacional, e para tanto nada melhor que os próprios professores problematizar o processo efetivado. A presente pesquisa consiste em trazer uma reflexão crítica sobre a avaliação da aprendizagem com base nas concepções e diferentes estratégias avaliativas discutidas por uma tríade de sujeitos (professor formador, professor da escola e estagiários) durante dois encontros formativos, organizados para dialogarem integrando escola básica e licenciatura. O caminho trilhado trouxe possibilidades, assim como as dificuldades que precisam ser enfrentadas, quando se deseja uma avaliação diagnóstica, visando transformar de uma ideologia determinista para formativa e emancipatória.

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Publicado

2020-02-04

Como Citar

RUDEK, K. M.; UHMANN, R. I. M.; SANTOS, E. G. dos. Problematização na formação docente da avaliação da aprendizagem. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 10, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9781. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos