Banner Portal
Diferentes perspectivas de educação ambiental em projetos ambientais escolares
PDF

Palavras-chave

Projetos ambientais
prática pedagógica
educação ambiental

Como Citar

SOUZA, J. P. T. Diferentes perspectivas de educação ambiental em projetos ambientais escolares. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 8, n. 1, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9780. Acesso em: 29 fev. 2024.

Resumo

A partir da revolução industrial a questão ambiental vem sendo amplamente discutida. Ao começar a década de 1980, alguns movimentos ambientalistas aproximam-se do diálogo com a educação, onde a educação ambiental (EA) começa a ser uma emergência para a resolução dos problemas ambientais. Esse trabalho teve como objetivo estimular a construção coletiva e a prática de projetos ambientais pelos alunos do curso Técnico em Meio Ambiente (TMA) de uma escola particular no município de Cubatão/SP, onde buscou-se estimular a percepção dos alunos sobre as diversas poluições e também analisar a proposta e a prática pedagógica da professora. Foram elaborados e aplicados cinco projetos ambientais e um questionário após essas ações. Esses projetos e a prática pedagógica da professora apontam para uma EA conservadora e pragmática, com poucas reflexões socioambientais, atividades pontuais, descontínuas, visando à mitigação de impactos ambientais. Mesmo assim, foram atividades importantes para o envolvimento dos alunos enquanto grupo.

PDF

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.