Banner Portal
História das invenções
PDF

Palavras-chave

História das ciências
Ensino fundamental
Ensino de ciências

Como Citar

VISSICARO, Suseli. História das invenções: uma proposta para inserção da história da ciência no ensino fundamental I (séries iniciais). Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 5, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9688. Acesso em: 17 maio. 2024.

Resumo

Pesquisadores e documentos oficiais destacam a importância do ensino das Ciências na formação do cidadão, por sua contribuição na compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como um indivíduo participativo e integrante do Universo. Uma das possibilidades é a utilização da História das Ciências, numa abordagem interdisciplinar, favorecendo a contextualização das relações entre ser humano e natureza. No Ensino Fundamental I, sugere-se que a dimensão histórica seja introduzida como história dos ambientes e das invenções. Mas como fazer isso de forma contextualizada e significativa para os alunos? Este artigo apresenta uma proposta didática, realizada com alunos do 1º ano, na qual discutiram-se as relações existentes entre sociedade, ciências e tecnologias, através da história das invenções, estimulando a formação desses pequenos cidadãos por meio desta atividade. Os resultados apontam para um maior interesse e participação dos alunos, além de indicarem uma compreensão das relações entre ciência-tecnologia e sociedade.

PDF

Referências

ALVIM, Marcia H. História das Ciências e Ensino de Ciências: potencialidades para uma educação cidadã. VII Seminário Ibérico/ III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das ciências. “Ciência, Tecnologia e Sociedade no futuro do ensino das ciências”. Espanha, 2012.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

FURNARI, Eva. Lolo Barnabé. São Paulo: Moderna, 2010.

GRANATO, Marcus. et al. Objetos de ciência e tecnologia como fontes documentais para a história das ciências: resultados parciais. VIII ENANCIB, Salvador, Bahia, outubro de 2007.

VELOSO, Ataiany dos Santos et al. O conceito de história da ciência e seu impacto para a educação em ciências. Revista ARETÉ, Manaus, v.4, n.7, p. 80-87, ago/dez.de 2011.

TRINDADE, Diamantino Fernandes. História da ciência no ensino médio: uma pesquisa interdisciplinar. Disponível em: http://www.uninove.br/PublishingImages/Mestrados%20e%20Doutorados/edu/I%20seminario/MME%203.pdf. Acesso em: 20 jul.2016.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.