Resumo
Pesquisadores e documentos oficiais destacam a importância do ensino das Ciências na formação do cidadão, por sua contribuição na compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como um indivíduo participativo e integrante do Universo. Uma das possibilidades é a utilização da História das Ciências, numa abordagem interdisciplinar, favorecendo a contextualização das relações entre ser humano e natureza. No Ensino Fundamental I, sugere-se que a dimensão histórica seja introduzida como história dos ambientes e das invenções. Mas como fazer isso de forma contextualizada e significativa para os alunos? Este artigo apresenta uma proposta didática, realizada com alunos do 1º ano, na qual discutiram-se as relações existentes entre sociedade, ciências e tecnologias, através da história das invenções, estimulando a formação desses pequenos cidadãos por meio desta atividade. Os resultados apontam para um maior interesse e participação dos alunos, além de indicarem uma compreensão das relações entre ciência-tecnologia e sociedade.
Referências
ALVIM, Marcia H. História das Ciências e Ensino de Ciências: potencialidades para uma educação cidadã. VII Seminário Ibérico/ III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das ciências. “Ciência, Tecnologia e Sociedade no futuro do ensino das ciências”. Espanha, 2012.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FURNARI, Eva. Lolo Barnabé. São Paulo: Moderna, 2010.
GRANATO, Marcus. et al. Objetos de ciência e tecnologia como fontes documentais para a história das ciências: resultados parciais. VIII ENANCIB, Salvador, Bahia, outubro de 2007.
VELOSO, Ataiany dos Santos et al. O conceito de história da ciência e seu impacto para a educação em ciências. Revista ARETÉ, Manaus, v.4, n.7, p. 80-87, ago/dez.de 2011.
TRINDADE, Diamantino Fernandes. História da ciência no ensino médio: uma pesquisa interdisciplinar. Disponível em: http://www.uninove.br/PublishingImages/Mestrados%20e%20Doutorados/edu/I%20seminario/MME%203.pdf. Acesso em: 20 jul.2016.
Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.