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O desenvolvimento de um projeto de orientação de pesquisa científica no ensino fundamental II
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Palavras-chave

Aluno pesquisador
Professor orientador
Mostra de ciências e engenharia

Como Citar

BIANCHIM, Zilda Aparecida Godoy. O desenvolvimento de um projeto de orientação de pesquisa científica no ensino fundamental II. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 8, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9687. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Trata-se do relato da concepção e aplicação de um projeto de orientação de pesquisa científica, desenvolvido junto aos alunos do Ensino Fundamental II, em uma escola da rede pública municipal da cidade de Americana (SP). Apresentam-se os princípios que nortearam a elaboração desta iniciativa, os procedimentos didáticos utilizados durante o processo de execução dessa proposta pedagógica, que envolveu a formação docente e discente. Realizase também a reflexão sobre a importância da inserção precoce dos alunos na cultura científica, visando não apenas a aquisição da metodologia científica e o abandono de práticas desprovidas de rigor, mas principalmente favorecimento do uso do pensamento crítico dos alunos, através da exploração de suas ideias e pontos de vista, oportunizando o exercício da argumentação.

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