Banner Portal
Linguagem e imagem
PDF

Palavras-chave

Linguagem
Imagens
Ensino de ciências

Como Citar

SOUTO, Tatiane Beltramini; ANDRADE, Joana Jesus. Linguagem e imagem : a construção de um modelo de esqueleto como estratégia para internalização de conceitos no ensino de ciências. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 10, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9686. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A linguagem científica possibilita a compreensão da ciência, mas muitas vezes também é apontada como sendo um dos fatores que dificultam esse processo. Diante deste fato, a mediação pedagógica pautada pela interação discursiva e uso de recursos didáticos tornam-se fundamentais para sustentar um ensino que propicie a internalização, a ressignificação e a aprendizagem. Neste texto apresenta-se um relato de experiência no qual, por meio de uma atividade orientada, buscou-se possibilitar a internalização do conhecimento sobre os principais ossos do corpo humano, bem como a localização e a importância da medula óssea. Enquanto cotidiano escolar a atividade foi orientada pela proposta metodológica interativa e ativa de estudar um mesmo tema via diferentes aportes: texto, livro, discussão em grupo, imagens e modelagem. Já enquanto objeto de investigação buscou-se destacar a importância da construção dialética de discursos (linguagem verbal) e imagens (em livros, vídeos e modelos), como proposta pedagógica eficaz para se entender a relação entre a identificação de funções biológicas e as características estéticas, semióticas e discursivas.

PDF

Referências

ARAGÃO, R. M. R. de; SCHNETZLER, R. P. Ensino de ciências: fundamentos e abordagens. Campinas: CAPES/UNIMEP, 2000.

EGAN, K. Por que a imaginação é importante na educação? In: FRITZEN, C.; CABRAL, G. S. (Org.). Infância: imaginação e educação em debate. Campinas: Papirus, 2007. p. 139.

GIRARDELLO, G. Imaginação: arte e ciência na infância. Pro-Posições. 2011, v. 22, n. 2, p.72-92. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v22n2/v22n2a07.pdf. Acesso em: janeiro 2017.

KLEIN, T. A. S.; LABURÚ, C. E. Imagem e ensino de ciências: análise de representações visuais sobre DNA e biotecnologia segundo a retórica da conotação. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7, ENPEC, Florianópolis. Atas... Florianópolis: ABRAPEC, p. 1-11, 2009.

KRASILCHIK, M. Práticas de Ensino de Biologia. 6 ed. São Paulo: Edusp, 2008.

LOPES, A. R. C. Contribuições de Gaston Bachelard ao ensino de ciências. Enseñanza de lãs ciências. Barcelona, Universidade Autônoma de Barcelona, v. 11, n. 3, p. 324-330, 1993.

MALDANER, O. A.; PIEDADE, M. do C. T. Repensando a Química: a formação de equipes de professores/pesquisadores como forma eficaz de mudança da sala de aula de química. Química Nova na Escola, n. 1, p. 15-19, maio, 1995.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química. Ijuí: Unijuí, 2000.

MARTINS, I.; GOUVÊA, G.; PICCININI, C.; BUENO, T.; LENTO, C.; PEDRO, T.; PAULO, N. Uma análise das imagens nos livros didáticos de ciências para o ensino fundamental. Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, SP, p. 25-29, nov./2003. (CD-ROM).

MELLO, E. de F. F. de; TEIXEIRA, A. C. A interação social descrita por Vigotski e a sua possível ligação com a aprendizagem colaborativa através das tecnologias de rede. IX ANPEDSUL: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.

NEVES, R. De A.; DAMIANI, M. F. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista, v.1, p. 1-10, 2006.

PAULA, H. De F. e; BORGES, A. T. A compreensão dos estudantes sobre o papel da imaginação na produção das ciências. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 25, n. 3, p. 478-506, 2008.

SÃO PAULO. Currículo do Estado de São Paulo Ciências da Natureza e suas tecnologias Ensino Fundamental. Secretaria da Educação, 2010.

SILVA, E. R. B. Imagens facilitam a compreensão da ciência. Ciência e Cultura. 2009, vol.61, n.3, pp. 64-65. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v61n3/a23v61n3.pdf. Acesso em: janeiro 2017.

SILVA, H. C. da. et al. Cautela ao usar imagens em aulas de ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 12, n. 2, p. 219-233, 2006.

VIGOTSKY, L. S.; COLE, M. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.