Banner Portal
Atividade com alunos de pedagogia sobre aprendizagem cooperativa e educação ambiental no ensino de ciências
PDF

Palavras-chave

Educação ambiental
Ensino de ciências
Aprendizagem cooperativa

Como Citar

ROCHA, P. N.; VIVEIRO, A. A. Atividade com alunos de pedagogia sobre aprendizagem cooperativa e educação ambiental no ensino de ciências. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 6, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9685. Acesso em: 21 fev. 2024.

Resumo

O presente trabalho consiste em um relato de experiência sobre uma atividade coordenada pelo professor autor deste artigo, em uma aula de quatro horas, com uma turma do quinto semestre da Licenciatura em Pedagogia, na disciplina "Escola e Conhecimento em Ciências Naturais", ministrada pela professora autora. Esta proposta tinha por objetivo promover aos alunos uma vivência de trabalho com um tema curricular de Ciências articulado à Educação Ambiental, numa perspectiva norteada pela Aprendizagem Cooperativa. Após esta atividade, concluímos que a vivência foi bastante interessante como um meio de incentivar os alunos a utilizar metodologias de aprendizagem cooperativa. A opção por uma vivência prática da metodologia pareceu-nos pela discussão com os alunos muito mais significativa que uma exposição teórica do tema. Também julgamos que a vivência pôde mostrar aos alunos que há possibilidade de se trabalhar a EA sem abrir mão dos currículos escolares.

PDF

Referências

CANTO, R. A cidade, as pessoas e as chuvas de verão. Carta Capital, fev. 2012. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/a-cidade-as-pessoas-e-as-chuvas-deverao?autor=599. Acesso em: 10 jan. 2016.

LEONTIEV. A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte, 1978.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; HOLUBEC, E. J. El aprendizaje cooperativo en el aula. Buenos Aires, Argentina: Paidós, 1999.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; SMITH, K. A. A Aprendizagem Cooperativa Retorna às Faculdades. Qual é a Evidência de que Funciona? Change, v. 30, n. 4, p. 27-35, jul./ago. 1998.

KOZULIN, A. O conceito de atividade na psicologia soviética: Vygotsky, seus discípulos, seus críticos. In: DANIELS, H. (Org.) Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

SLAVIN, R. Instruction based on cooperative learning. In: MAYER, R. E.; ALEXANDER, P. A. (Eds.). Handbook of research on learning and instruction. Routledge: Nova Iorque, EUA: 2011. p. 344 - 375.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.