Resumo
A Matemática ainda é considerada para muito jovens um “bicho de sete cabeças” declara Paulus Gerdes na introdução desta obra, relatando que tal fato o levou a apresentar os temas do presente livro na forma de fragmentos semiautobiográficos. No capítulo I, “Etnomatemática e formação de professores”, Gerdes recordanos as circunstâncias em que surgiram a proposta e o projeto de Etnomatemática em Moçambique, após mais de uma década de lutas em busca da libertação do jugo português. De acordo com o autor, que participou da equipe internacional de docentes da primeira turma de formação de professores de Matemática naquele país, a Matemática parecia aos estudantes uma disciplina estranha, importada da Europa e sem raízes na sociedade e culturas moçambicanas.Referências
GERDES, P. Da etnomatemática a arte-design e matrizes cíclicas. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
GERDES, P. Desenhos da África. 3.ed. São Paulo: Scipione, 1999 (Coleção Vivendo a Matemática).
GERDES, P. Drawings from Angola. 1.ed. Maputo: Living Mathematics, 2007.
GERDES, P. Lusona: Geometrical Recreations of Africa. Paris: L'Harmattan, 2004.
Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.
Downloads
Não há dados estatísticos.