Banner Portal
Leitura e escrita nas aulas de matemática do ensino médio
PDF

Palavras-chave

Leitura e escrita. Contextualização. Matemática no ensino médio. Enfoque histórico-cultural. Portfólio.

Como Citar

OLIVEIRA, Roberto Alves de; LOPES, Celi Espasandin. Leitura e escrita nas aulas de matemática do ensino médio. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 4, n. 1, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9200. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar a utilização de diferentes estratégias de Leitura e Escrita no ensino de Matemática do Ensino Médio e de instrumentos nos quais os alunos externaram as suas percepções durante o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa com análise interpretativa sobre as atividades e os instrumentos propostos, os quais foram organizados  em um Portfólio. A formulação e a aplicação da pesquisa, bem como a análise dos resultados e as conclusões foram baseadas no enfoque histórico-cultural de Vigotski (2001) e em estudos sobre a linguagem matemática e a utilização da Leitura e Escrita nas aulas de Matemática, de diversos pesquisadores. As categorias emergentes da análise dos dados foram: a construção do conhecimento matemático, a semântica dos termos matemáticos, os valores demonstrados pelos alunos e a potencialidade das atividades. Os resultados indicam que o processo de ensino e aprendizagem pode tornar a relação professor-aluno e aluno-aluno mais interativa e mais efetiva para a construção do conhecimento matemático.
PDF

Referências

BOLÍVAR, Antonio. La evaluación de valores y actitudes. Madrid: Grupo Anaya, 1995.

CAMPS, Victoria. Los valores de la educacíon. 4. ed. Madrid: Grupo Anaya, 1996.

CORRÊA, Roseli A. Linguagem matemática, meios de comunicação e Educação Matemática. In: NACARATO, Adair M.; LOPES, Celi E. (Orgs.). Escritas e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

CURI, Edda. Avaliação e Formação de Professores: propostas e desafios. Educação Matemática em Revista. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, n. 11A, 2002.

FONSECA, M. da Conceição F. R.; CARDOSO, Cleusa de A. Educação Matemática e Letramento: textos para ensinar Matemática e Matemática para ler o texto. In: NACARATO, Adair M.; LOPES, Celi E. (Orgs.) Escritas e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

LOPES, Celi A. E. O conhecimento profissional dos professores e suas relações com Estatística e Probabilidade na Educação Infantil. 2003. 281 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas/SP, 2003.

MESQUITA, Carla G. R. A escrita matemática: espaço para aprendizagens que fabricam conhecimentos. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/24/T1919506565133.doc. Publicado em 2001. Acesso em ago. 2010.

MOULIN, Nelly. Utilização do Portfólio na avaliação do Ensino a Distância. Disponível em: http://www2.abed.org.br/visualizaDocumento.asp?Documento_ID=90. Publicado em 09/09/2002. Acesso em ago. 2010.

PASSERINO, Liliana M.; CARNEIRO, Mára Lúcia F.; GELLER, Marlise. Diário de Bordo: desenvolvendo a reflexão e autonomia na EAD. Porto Alegre: UFRGS, 2005.

PIMM, David. El lenguaje matemático en el aula. 2. ed. Madrid: Ediciones Morata, 1999.

SANTOS, Sandra A. Explorações da Linguagem Escrita nas Aulas de Matemática. In: NACARATO, Adair M.; LOPES, Celi E. (Orgs.). Escritas e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005a.

SMOLE, Kátia S; DINIZ, M. Ignez S. V. Ler e Aprender Matemática. In: SMOLE, Kátia S; DINIZ, M. Ignez S. V. (Org.). Ler, escrever e resolver problemas. Porto Alegre: Artmed, 2001.

VIGOTSKI, Lev S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.