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Didáctica de la matemática, educación matemática e investigación
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Palavras-chave

Didática. Currículo. Educação matemática. Transversalidade. Educador matemático.

Como Citar

ESPINOSA, Alfonso Jiménez. Didáctica de la matemática, educación matemática e investigación. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 4, n. 1, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9198. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Neste artigo, são apresentados aspectos do percurso histórico da Didática da Matemática, bem como as dificuldades geradas pela visão simplista e reducionista do fenômeno educativo, que leva à concepção de Didática como área de estudo que busca apenas a eficácia na aprendizagem dos alunos. Em seguida, é apresentada uma proposta na qual o professor desempenha a função de “educador matemático”, o que exige dele uma ampla visão do fato educativo, além da necessidade de colocar em ação a transversalidade do currículo. Para tanto, o educador deve estar ciente das diversas formas de existência da Matemática e da relação desta com outras áreas do conhecimento. Ao final, são indicadas tendências e  elementos para a pesquisa em Educação Matemática.
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