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Processos de ensino e aprendizagem matemática para a EJA mediados por materiais didáticos
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Palavras-chave

Materiais didáticos. Educação de jovens e adultos. Material dourado. Aprendizagem significativa. Educação matemática.

Como Citar

JANUARIO, Gilberto; SANTANA, Katia Cristina Lima; TINTI, Douglas da Silva; TRALDI JUNIOR, Armando. Processos de ensino e aprendizagem matemática para a EJA mediados por materiais didáticos. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 4, n. 1, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9197. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Em nossa prática pedagógica, a Educação de Jovens e Adultos vem despertando nossas atenções, especialmente ao concebermos processos de ensino/mediação de aprendizagem matemática a partir de metodologias diferenciadas. Ao identificarmos nesses jovens e adultos alunos com particularidades e expectativas de aprendizagens significativas e que, por vezes, apresentam dificuldades para se apropriarem dos conceitos matemáticos, emergiu o desejo de estudarmos os materiais didáticos objetivando, para esses alunos, a construção do significado das técnicas “vai um” e “empresta” ao operarem os números naturais. Este artigo procura evidenciar nossas reflexões sobre as contribuições do material dourado nesse processo. Dentre os autores que sustentam nossas discussões destacam-se Lellis e Imenes (1994), Lorenzato (2006) e Januario (2008a, 2008b) – ao evidenciarem  as potencialidades dos materiais didáticos – e Ausubel (1976, 2003) – ao contribuir  com a teoria da Aprendizagem Significativa. Esperamos que, ao final da leitura, este texto possa conduzir o leitor à reflexão quanto à autonomia de cada aluno e à postura do professor ao propor situações de aulas diferenciadas.
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