Banner Portal
Ensino de ciências e educação ambiental: atividades experimentais no ensino fundamental
PDF

Palavras-chave

Educação ambiental. Ensino de ciências.

Como Citar

ROCHA, Eneida Ferro; SANTOS, Edilson Duarte dos. Ensino de ciências e educação ambiental: atividades experimentais no ensino fundamental. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 3, n. 1, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9189. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Esta oficina propôs-se a refletir e discutir o Ensino de Ciências dos Ciclos I e II do     Ensino Fundamental com os participantes, um grupo composto por dezessete professores, tanto professores de Ciências do nível II como professores polivalentes do nível I, tendo como foco as atividades experimentais, uma vez que  estas contribuem para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre os fenômenos naturais, partindo de seus conhecimentos prévios e  do  levantamento de hipóteses, por intermédio da reflexão e  da  busca de explicações, relacionando objetos e acontecimentos, além de contribuir para a expressão de suas ideias.
PDF

Referências

AMARAL, I. A. do. Conhecimento formal, experimentação e Educação Ambiental. Ciência & Ensino — Faculdade de Educação – UNICAMP, Campinas, n. 3, p. 10-15, dez. 1997.

AMARAL, I. A. Currículo de Ciências na Escola Fundamental: a busca por um novo paradigma. In: BITTENCOURT, A. B.; OLIVEIRA JUNIOR, W. M. de. Estudo, pensamento e criação. Campinas, SP: Graf. FE/UNICAMP, 2005. V. 1. p. 83-98.

AMARAL, I. A. do; FRACALANZA, H.; GOUVEIA, M. S. F. As crianças e seus mundos. In: AMARAL, I. A. do; FRACALANZA, H.; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1986. (Projeto Magistério).

AMARAL, I. A. do et al. Para que ensinar Ciências no mundo contemporâneo? In: ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, 1., Atas... Campinas-SP: FE/UNICAMP, 1998. p. 13-52.

CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

DI MARTINO, E. R. O Ciclo Básico e o Ensino de Ciências: uma tomada de consciência. In: SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. A criança e o conhecimento: retomando a proposta do ciclo básico. São Paulo: SE/CENP, 1990. (Projeto Ipê).

MORAES, R. O significado da experimentação numa abordagem construtivista: o caso do ensino de Ciências. In: BORGES, R. M. R.; MORAES, R. (Org.). Educação em Ciências nas séries iniciais. Porto Alegre: Sagra, Luzzatto, 1998.

PACHECO, D. Experimentação no Ensino de Ciências. Ciência & Ensino, v. 2, n. 10, jun. 1997.

SANTOS, E. D. dos. A experimentação no ensino de Ciências de 5ª a 8ª Séries do Ensino Fundamental: tendências da pesquisa acadêmica entre 1972 e 1995. Dissertação (Mestrado) — FE/Unicamp, Campinas, SP, 2001.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.