A dimensão social da educação ambiental

Autores

  • Juliana Rink Centro Universitário Padre Anchieta
  • Maína Bertagna Rocha Universidade Estadual de Campinas
  • Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Educação ambiental-Aspectos sociais.

Resumo

A Oficina ―A dimensão social da Educação Ambiental‖ foi organizada por nós, pós-graduandas do Grupo Formar-Ciências, Juliana Rink, Maína Bertagna Rocha e Rebeca Fernandes, a partir de uma experiência docente vivenciada no início de 2009, durante o oferecimento de uma disciplina eletiva para o curso de Pedagogia da UNICAMP. Intitulada ―Educação e Cidadania‖, a disciplina foi organizada, contemplando um conjunto de Oficinas de Produção em ensino de Ciências e Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Rink, Centro Universitário Padre Anchieta

Mestre em Educação; possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora titular do Centro Universitário Padre Anchieta e da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí. É doutoranda em Educação na Faculdade de Educação - Unicamp. Trabalha na linha de pesquisa em Educação Ambiental.

Unicamp. Trabalha na linha de pesquisa em Educação Ambiental.

Maína Bertagna Rocha, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda – FE/UNICAMP

Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Educação FE / UNICAMP

Referências

AMARAL, I. A. do. A pesquisa em educação ambiental e a formação de professores. Contestado e Educação (Revista Virtual) — UnC-Caçador, Caçador-SC, 2003.

CARVALHO, I. C. de Moura. Qual educação ambiental? Elementos para um debate educação ambiental e extensão rural. Agroecolologia e desenvolvimento rural sustentável. Porto Alegre, v. 2, n. 2, abr./jun. 2001.

GRÜN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas, SP: Papirus, 1996, 120 p.

JACOBI, P. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 189-205, mar. 2003.

LIMA, G. F. da Costa. Questão ambiental e educação: contribuições para o debate. Ambiente & Sociedade, NEPAM/UNICAMP, Campinas, ano 2, n. 5, p. 135-153, 1999.

TAMAIO, A. Mediação do professor na construção do conceito de natureza. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação – Unicamp, Campinas, 2000.

THOMAS, K. O homem e o mundo natural: mudanças de atitudes em relação às plantas e os animais. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

Downloads

Publicado

2013-01-31

Como Citar

RINK, J.; ROCHA, M. B.; FERNANDES, R. C. A. A dimensão social da educação ambiental. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 3, n. 1, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9188. Acesso em: 31 jan. 2023.

Edição

Seção

Oficinas e Grupos de Trabalhos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)