Resumo
Nesta oficina, apresentamos o Tangram, com o objetivo de mostrar o valor educativo dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da matemática, ressaltando a importância da vinculação do lúdico à prática educativa escolar como meio de suscitar no aluno a criatividade, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a participação, a alegria e a descontração na construção de diferentes conceitos matemáticos em geometria.Referências
BROUSSEAU, G. Os diferentes papéis do professor. In: PARRA, Cecília; SAIZ, Irmã (Org.). Didática da Matemática - reflexões pedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
CAVALCANTI, L. Tangram na sala de aula. In: IFPE/UAB. Livro de Matemática. RecifePernambuco, abr. 2008. Material didático do curso de Licenciatura em Matemática.
GARDNER, M. Divertimentos matemáticos. Tradução Bruno Mazza. 3. ed. São Paulo: IBRASA, 1998.
IMENES, L. M. Geometria das dobraduras. São Paulo: Scipione, 1997. VALLIN, C. et al. Logo e tangram - um brinquedo matemático. Educação Matemática em Revista — Sbem, ano 3, n. 5, p. 15-21, nov. 96.
VIEIRA, E. R.; FRANÇA, M. M. G. Do quanto ao porquê. Rio de Janeiro: Access, v. 4, p.77-78.
Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.