Banner Portal
Ensino de matemática e educação ambiental
PDF

Palavras-chave

Ensino de matemática. Educação ambiental

Como Citar

CAVALCANTI, L. B.; ALMEIDA, A. F. Ensino de matemática e educação ambiental. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 3, n. 1, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9187. Acesso em: 4 mar. 2024.

Resumo

Nesta oficina, apresentamos o Tangram, com o objetivo de mostrar o valor educativo dos jogos no processo de ensino-aprendizagem da matemática, ressaltando a importância da vinculação do lúdico à prática educativa escolar como meio de suscitar no aluno a criatividade, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a participação, a alegria e a descontração na construção de diferentes conceitos matemáticos em geometria.
PDF

Referências

BROUSSEAU, G. Os diferentes papéis do professor. In: PARRA, Cecília; SAIZ, Irmã (Org.). Didática da Matemática - reflexões pedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

CAVALCANTI, L. Tangram na sala de aula. In: IFPE/UAB. Livro de Matemática. RecifePernambuco, abr. 2008. Material didático do curso de Licenciatura em Matemática.

GARDNER, M. Divertimentos matemáticos. Tradução Bruno Mazza. 3. ed. São Paulo: IBRASA, 1998.

IMENES, L. M. Geometria das dobraduras. São Paulo: Scipione, 1997. VALLIN, C. et al. Logo e tangram - um brinquedo matemático. Educação Matemática em Revista — Sbem, ano 3, n. 5, p. 15-21, nov. 96.

VIEIRA, E. R.; FRANÇA, M. M. G. Do quanto ao porquê. Rio de Janeiro: Access, v. 4, p.77-78.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.