Livro didático e educação ambiental

Autores

  • Francielle Amâncio Pereira Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Malta Guimarães Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Livro didático. Educação ambiental.

Resumo

Os problemas contemporâneos, decorrentes do processo de desenvolvimento humano, têm assumido aspectos cada vez mais complexos. Dentre eles, os de ordem ambiental têm sido alvo de grande preocupação, por demandarem sérias e rápidas mudanças de atitudes e hábitos, sob o risco, em última instância, da extinção de nossa própria espécie.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielle Amâncio Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Professora – UFU e Doutoranda – FE/UNICAMP

Fernanda Malta Guimarães, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda – FE/UNICAMP

Referências

AMARAL, I. A. Educação Ambiental e ensino de Ciências: uma história de controvérsias. Pro-Posições — FE/UNICAMP, Campinas-SP, v. 12, n. 1(34), p. 73-93, mar. 2001.

AMARAL, I. A. Oficinas de produção em ensino de Ciências: uma proposta metodológica de formação continuada de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE), 11., maio de 2002, Goiânia. Anais... Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/formar/pag_producao.html. Acesso em: 16 abr. 2009.

AMARAL, I. A. Programas e ações de formação docente em Educação Ambiental. In: TAGLIEBER, J. E.; GUERRA, A. F. S. (Org.). Pesquisas em Educação Ambiental: pensamentos e reflexões de pesquisadores em Educação Ambiental. Pelotas: Ed. Universitária/UFPel, 2004. p. 145-167.

AMORIM, A. C. R. et al. Oficinas de produção em ensino de Ciências – associação da formação continuada de professores com a pesquisa acadêmica. Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/formar/pag_producao.html. Acesso em: 16 abr. 2009.

FRACALANZA, H. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino de Ciências no Brasil. Tese (Doutorado) — Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas-SP, 1993.

FRACALANZA, H. As pesquisas sobre Educação Ambiental no Brasil e as escolas: alguns comentários preliminares. In: TAGLIEBER, J. E.; GUERRA, A. F. S. (Org.). Pesquisas em Educação Ambiental: pensamentos e reflexões de pesquisadores em Educação Ambiental. Pelotas: Ed. Universitária/UFPel, 2004. p. 55-77.

GARCIA, T. M. F. B.; PIVOVAR, L. E. Significados das orientações metodológicas nos livros didáticos de física do ponto de vista dos professores. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 11., 2008, Curitiba. Anais... Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/ epef/xi/sys/ resumos/T0230-1.pdf. Acesso em: 16 abr. 2009.

Downloads

Publicado

2013-01-31

Como Citar

PEREIRA, F. A.; GUIMARÃES, F. M. Livro didático e educação ambiental. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 3, n. 1, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9186. Acesso em: 31 jan. 2023.

Edição

Seção

Oficinas e Grupos de Trabalhos