Educação ambiental: a teoria, a prática e a universidade

Autores

  • Carolina Messora Bagnolo Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Educação ambiental. Concepções de educação ambiental. Práticas de educação ambiental.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) há muito vem sendo discutida na comunidade acadêmica e tem gerado debates e controvérsias. Múltiplas concepções e modos de colocar em prática esta EA são colocados, mostrando que o campo da EA não é homogêneo, como muitos podem crer, mas carece de identidade conceitual e prática. As análises em torno da EA variam segundo critérios relacionados às concepções de sociedade, conhecimento, política, economia, cultura e educação. O objetivo deste texto é apresentar algumas inquietações decorrentes do debate ocorrido na mesa-redonda “Que educação ambiental desejamos?”, que fechou o VI ENFOCO  – Encontro de Formação Continuada de Professores da Área de Ciências, assim como inquietações pessoais referentes ao papel da universidade na “operacionalização” de uma EA crítica e emancipadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Messora Bagnolo, Universidade Estadual de Campinas

Professora da Faculdade de Jaguariúna e doutoranda – FE/UNICAMP

Referências

AMARAL, I. A. Oficinas de produção em ensino de Ciências: uma proposta metodológica de formação continuada de professores. In: TIBALLI, E. F. A.; CHAVES, S. M. Concepções e práticas em formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

BRÜGGER, P. Educação ou adestramento ambiental? Qual a cidade? Santa Catarina: Letras contemporâneas, 1994.

COHN, G. (Org.). Max Weber: sociologia. 2. ed. São Paulo: Ática, 1982.

FRACALANZA, H. A educação ambiental nas escolas: problemas e perspectivas. Revista Contestado e Educação, n. 6, out./dez. 2003. Disponível em: http://www.pg.cdr.unc.br/revistavirtual/numeroseis. Acesso em: 10 abr. 2006.

FRACALANZA, H. (Coord.) O que sabemos sobre a Educação Ambiental (EA) no Brasil: análise da produção acadêmica. Relatório CNPq, Processo 401289/2005-0, 2005.

LIMA, G. F. C. Formação e dinâmica do campo da educação ambiental no Brasil: emergência, identidades e desafios. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp, Campinas, SP, 2005.

Downloads

Publicado

2013-01-31

Como Citar

BAGNOLO, C. M. Educação ambiental: a teoria, a prática e a universidade. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 3, n. 1, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9185. Acesso em: 31 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)