Ambiente e sociedade na agenda da educação

Autores

  • Mohamed Habib Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Educação ambiental. Política ambiental. Cidadania. Ciência-tecnologia-sociedade.

Resumo

O avanço da Ciência e da Indústria criada pelo Homo Sapiens extrai recursos naturais, gera produtos, serviços e confortos, mas faz da qualidade ambiental a sua grande vítima, devido aos resíduos contaminantes lançados nos ares, nas águas, nos solos e subsolos, colocando em risco todas as formas de vida, inclusive a do próprio Homo. O objetivo deste artigo, mediante um breve histórico, é abordar os reflexos da Ciência e da Indústria no Brasil sobre a vida social e urbana e sobre o  ambiente natural; e as consequências do avanço empresarial e da mentalidade econômica no ambiente rural. O texto constata que não há como avançar no processo democrático brasileiro ou na construção da cidadania, sem incluir as questões abordadas nos debates educacionais, na conscientização dos educadores pré-universitários e na formação da juventude no ensino superior. Conclui, afirmando que a soberania nacional exige como condicionante o aprimoramento de todo o sistema educacional.

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Biografia do Autor

Mohamed Habib, Universidade Estadual de Campinas

Professor Titular, IB / UNICAMP

Referências

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Publicado

2013-01-31

Como Citar

HABIB, M. Ambiente e sociedade na agenda da educação. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 3, n. 1, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9181. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos