Banner Portal
O gestor escolar e o desafio da interdisciplinaridade no contexto do currículos de ciências
PDF

Palavras-chave

Interdiciplinaridade. Gestores. Currículo de ciências. Formação docente. Ensino fundamental

Como Citar

PEREIRA, Francielle Amâncio. O gestor escolar e o desafio da interdisciplinaridade no contexto do currículos de ciências. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 2, n. 1, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9171. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A interdisciplinaridade está bastante difundida, sendo aceita como um dos princípios fundamentais em muitos cursos e/ou reformas curriculares na busca de soluções para diversos problemas educacionais. Entretanto, permanecem dúvidas sobre como ela tem sido entendida pelos profissionais de ensino, se tem sido mesmo posta em prática e sob que formato. A presente pesquisa propõe-se a analisar como  essa perspectiva é abordada no Curso de Gestão Educacional (Unicamp), bem como as visões dos gestores participantes sobre o potencial interdisciplinar do currículo proposto pelo curso e suas proposições de implementação dessa perspectiva. Os resultados revelam uma grande dificuldade dos gestores em compreender e/ou se apropriar da ideia de interdisciplinaridade e do potencial interdisciplinar do currículo de Ciências desenvolvido pelo curso.
PDF

Referências

AMARAL, I. A. Interdisciplinaridade, mídia e currículo escolar. Palestra ao Jornal Correio Escola/RAC. Campinas, SP. 30 de maio de 2005. Texto não publicado.

AMARAL, I. A. Interdisciplinaridade e currículo de Ciências no 1° graus. Campinas, SP. 1993. Trabalho não publicado.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Tradução M. C. Almeida; E. A. Carvalho (orgs). 3ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MORIN, E. A religação dos saberes. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2002.

PEREIRA, F. A. O gestor escolar e o desafio da interdisciplinaridade no contexto do currículo de Ciências. Campinas: Unicamp. 2008. (Dissertação de Mestrado).

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.