Formação continuada no ensino de ciências: programas e ações

Autores

  • Ivan Amorosino do Amaral Universidade Estadual de Campinas
  • Hilário Fracalanza Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Formação continuada. Ensino de ciências. Oficinas de produção em ensino de ciências.

Resumo

Analisa a formação docente, em especial a formação continuada do professor no ensino de Ciências. Descreve uma proposta de formação continuada – Oficinas de Produção – analisa alguns de seus pressupostos e considera as perspectivas para a utilização dessa prática nos contextos do ensino e da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Amorosino do Amaral, Universidade Estadual de Campinas

Professor colaborador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Hilário Fracalanza, Universidade Estadual de Campinas

Professor colaborador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – Grupo FORMAR Ciências

Referências

AMARAL, I. A. do. Educação Ambiental e o ensino de Ciências: uma história de controvérsias. Em: Revista Pro-posições. Vol. 12, No. 1 (34), março de 2001, p. 73-93.

AMARAL, I. A. do. Concepções e práticas de professores de Ciências sobre Educação Ambiental. Relatório final de pesquisa. Campinas-SP, Faculdade de Educação/Unicamp, 2002a.

AMARAL, I. A. do. Oficinas de Produção em Ensino de Ciências: Uma proposta metodológica de formação continuada de professores. XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (XI ENDIPE). Goiânia, maio de 2002b. Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/formar/pag_producao.htm (Acesso em 10/07/08).

AMARAL, I. A. do. Oficinas de Produção em Ensino de Ciências: uma proposta metodológica de formação continuada de professores. In TIBALLI, E.F.A. e CHAVES, S.M. (orgs.). Concepções e práticas em formação de professores. Goiânia, XI ENDIPE, Editora Alternativa e DP&A Editora, 2003, p. 147-164.

AMARAL, I. A. do. Programas e Ações de Formação Docente em Educação Ambiental. Em: TAGLIEBER, J.E. & GUERRA, A.F.S. (orgs.). Pesquisas em Educação Ambiental: Pensamentos e reflexões de pesquisadores em Educação Ambiental. Pelotas: Ed. Universitária/UFPEL, 2004. Pp. 145-167. Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/formar/pag_producao.htm (Acesso em 10/07/08).

AMARAL, I. A. do. Os fundamentos do Ensino de Ciências e o livro didático. Em: FRACALANZA, H. & MEGID NETO, J. O livro didático de Ciências no Brasil. Campinas: FE/Unicamp & Editora Komedi, 2006. Pp. 81 a 123.

CUNHA, C. A. L. S. (Org.). Oficinas de Produção em Ensino de Ciências. Associação da Formação Continuada de Professores com a Pesquisa Acadêmica. Relatório Final do Projeto. Convênio UNICAMP/FAEP. 2003. Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/formar/pag_producao.htm (Acesso em 10/07/08).

FRACALANZA, H. A prática do professor e o ensino das ciências. Ensino em Revista. 10 (1): 93-104, jul.01/jul.02.

FRACALANZA, H. Livro didático de Ciências: novas ou velhas perspectivas. Em: FRACALANZA, H. & MEGID NETO, J. O livro didático de Ciências no Brasil. Campinas: FE/Unicamp & Editora Komedi, 2006. Pp. 175 a 195.

GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (orgs.). Cartografias do trabalho docente. Campinas-SP: Mercado de Letras/ALB, 1998.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artmed, 1997.

GOUVEIA, M. S. F. Cursos de Ciências para professores de 1º Grau: elementos para uma política de formação continuada. Campinas-SP: Faculdade de Educação - Unicamp, 1995. (Tese de doutorado)

KINCHELOE, J. A formação do professor como compromisso político. Porto Alegre: Artmed, 1997.

MCLAREN. P. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artmed, 1997.

MEGID NETO, Jorge (Coord. Geral). Oficinas de Produção em Ensino de Ciências: Associação da Formação Continuada de Professores com a Pesquisa Acadêmica. Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/formar/pag_producao.htm (Acesso em 10/07/08).

NOVOA, A. (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

NOVOA, A. (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, s.d., 2ª edição.

NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: Um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade. Ano XXII - Abril/2001 - Número 74

TIBALLI, E.F.A. e CHAVES, S.M. (orgs.). Concepções e práticas em formação de professores. Goiânia, XI ENDIPE, Editora Alternativa e DP&A Editora, 2003.

Downloads

Publicado

2013-01-22

Como Citar

AMARAL, I. A. do; FRACALANZA, H. Formação continuada no ensino de ciências: programas e ações. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 1, n. 1, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9159. Acesso em: 19 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos