Banner Portal
Formação continuada no ensino de ciências: programas e ações
PDF

Palavras-chave

Formação continuada. Ensino de ciências. Oficinas de produção em ensino de ciências.

Como Citar

AMARAL, Ivan Amorosino do; FRACALANZA, Hilário. Formação continuada no ensino de ciências: programas e ações. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 1, n. 1, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9159. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

Analisa a formação docente, em especial a formação continuada do professor no ensino de Ciências. Descreve uma proposta de formação continuada – Oficinas de Produção – analisa alguns de seus pressupostos e considera as perspectivas para a utilização dessa prática nos contextos do ensino e da pesquisa.
PDF

Referências

AMARAL, I. A. do. Educação Ambiental e o ensino de Ciências: uma história de controvérsias. Em: Revista Pro-posições. Vol. 12, No. 1 (34), março de 2001, p. 73-93.

AMARAL, I. A. do. Concepções e práticas de professores de Ciências sobre Educação Ambiental. Relatório final de pesquisa. Campinas-SP, Faculdade de Educação/Unicamp, 2002a.

AMARAL, I. A. do. Oficinas de Produção em Ensino de Ciências: Uma proposta metodológica de formação continuada de professores. XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (XI ENDIPE). Goiânia, maio de 2002b. Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/formar/pag_producao.htm (Acesso em 10/07/08).

AMARAL, I. A. do. Oficinas de Produção em Ensino de Ciências: uma proposta metodológica de formação continuada de professores. In TIBALLI, E.F.A. e CHAVES, S.M. (orgs.). Concepções e práticas em formação de professores. Goiânia, XI ENDIPE, Editora Alternativa e DP&A Editora, 2003, p. 147-164.

AMARAL, I. A. do. Programas e Ações de Formação Docente em Educação Ambiental. Em: TAGLIEBER, J.E. & GUERRA, A.F.S. (orgs.). Pesquisas em Educação Ambiental: Pensamentos e reflexões de pesquisadores em Educação Ambiental. Pelotas: Ed. Universitária/UFPEL, 2004. Pp. 145-167. Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/formar/pag_producao.htm (Acesso em 10/07/08).

AMARAL, I. A. do. Os fundamentos do Ensino de Ciências e o livro didático. Em: FRACALANZA, H. & MEGID NETO, J. O livro didático de Ciências no Brasil. Campinas: FE/Unicamp & Editora Komedi, 2006. Pp. 81 a 123.

CUNHA, C. A. L. S. (Org.). Oficinas de Produção em Ensino de Ciências. Associação da Formação Continuada de Professores com a Pesquisa Acadêmica. Relatório Final do Projeto. Convênio UNICAMP/FAEP. 2003. Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/formar/pag_producao.htm (Acesso em 10/07/08).

FRACALANZA, H. A prática do professor e o ensino das ciências. Ensino em Revista. 10 (1): 93-104, jul.01/jul.02.

FRACALANZA, H. Livro didático de Ciências: novas ou velhas perspectivas. Em: FRACALANZA, H. & MEGID NETO, J. O livro didático de Ciências no Brasil. Campinas: FE/Unicamp & Editora Komedi, 2006. Pp. 175 a 195.

GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (orgs.). Cartografias do trabalho docente. Campinas-SP: Mercado de Letras/ALB, 1998.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artmed, 1997.

GOUVEIA, M. S. F. Cursos de Ciências para professores de 1º Grau: elementos para uma política de formação continuada. Campinas-SP: Faculdade de Educação - Unicamp, 1995. (Tese de doutorado)

KINCHELOE, J. A formação do professor como compromisso político. Porto Alegre: Artmed, 1997.

MCLAREN. P. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artmed, 1997.

MEGID NETO, Jorge (Coord. Geral). Oficinas de Produção em Ensino de Ciências: Associação da Formação Continuada de Professores com a Pesquisa Acadêmica. Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/formar/pag_producao.htm (Acesso em 10/07/08).

NOVOA, A. (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

NOVOA, A. (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, s.d., 2ª edição.

NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: Um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade. Ano XXII - Abril/2001 - Número 74

TIBALLI, E.F.A. e CHAVES, S.M. (orgs.). Concepções e práticas em formação de professores. Goiânia, XI ENDIPE, Editora Alternativa e DP&A Editora, 2003.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.