Hortas no ensino de Biologia

Possibilidades, limitações e sugestões

Autores

  • Rafaela Xavier Rodrigues Egressa do PROFBIO - Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado Governador Valadares
  • Ione Maria de Matos Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Horta na escola, Ensino Médio, Interdisciplinaridade

Resumo

O uso de hortas escolares pode ser uma ferramenta pedagógica interessante no ensino médio, pois apresentam-se como um laboratório vivo de experiências que permitem associar teoria e prática. Neste estudo realizou-se uma revisão da literatura sobre as possibilidades e limitações do uso de hortas no ensino de Biologia. Estudos originais publicados em língua portuguesa, entre os anos de 2010 a 2019, foram selecionados das bases de dados Periódicos CAPES e Google Acadêmico. Preencheram os critérios de elegibilidade 32 estudos que foram incluídos na revisão. A partir da análise dos resultados obtidos, notou-se a necessidade de produção de material didático relacionado ao tema. Sendo assim, foram desenvolvidas algumas propostas de estratégias para o ensino de Biologia utilizando hortas escolares. Conclui-se que as hortas escolares são viáveis como ferramentas de ensino de Biologia, favorecem a interdisciplinaridade, permitem o estudo de temas transversais relacionados a Educação Ambiental e ampliam a atuação do professor para além da sala de aula.

 

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Publicado

2022-11-10

Como Citar

XAVIER RODRIGUES, R.; DE MATOS, I. M. Hortas no ensino de Biologia: Possibilidades, limitações e sugestões. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 15, n. 00, 2022. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/15874. Acesso em: 3 fev. 2023.