Banner Portal
Classroom versus Moodle
PDF

Palavras-chave

classroom versus moodle
plataformas LMS
ambiente virtual de aprendizagem

Como Citar

RUY, Rosimari; BELDA, Francisco Rolfsen. Classroom versus Moodle: Um relato descritivo-comparativo a partir da experiência da construção de um curso on-line. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 14, n. 00, p. e021002, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/15239. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência que descreve comparativamente a formatação de um mesmo curso de formação de professores em Educação Ambiental em dois ambientes virtuais de aprendizagem, as plataformas LMS Google Classroom e Moodle. Diante da dúvida sobre qual seria a mais apropriada para o desenvolvimento do curso proposto, optamos por construí-lo em ambas, procurando verificar os limites e potencialidades de cada uma a fim de decidir por uma delas ao final do processo. Ao longo do artigo, descrevemos cada etapa da formatação do curso segundo nossas percepções, ilustrando-as com prints das respectivas telas. Concluímos que ambas as plataformas atendem aos objetivos do curso desenvolvido, mas que o Moodle é o mais adequado quando consideramos que se pretende atingir uma imensa demanda de cursistas, esbarrando, entretanto, na necessidade de um servidor que o hospede gratuitamente e sem limites de estudantes matriculados.

PDF

Referências

AJUDA do Classroom. Disponível em: <https://support.google.com/edu/classroom#topic=6020277>. Acesso em: 23 out. 2020.

DURÃES, Ana Cláudia Freitas. Os contextos de aprendizagem resultantes da utilização do Moodle, numa perspetiva crítica de inovação pedagógica. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica) – Universidade da Madeira, Funchal, 2013.

FERRI, Josiane Troleiz. Classroom ou Moodle: verificação e comparação da efetividade de ambas as ferramentas no apoio ao ensino presencial para cursos técnicos. Monografia (Especialização em Informática Instrumental) – UAB/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

IFTAKHAR, Shampa. Google Classroom: what works and how? Journal of Education and Social Sciences, vol. 3, feb. 2016. Disponível em: <http://jesoc.com/wpcontent/uploads/2016/03/KC3_35.pdf>. Acesso em: 23 out. 2020.

MALLICK, Debabrata. A multi-group analysis of LMS (Learning Management System) system: a case study of Google class and Moodle. Degree Thesis (B.Sc. in Software Engineering) – Daffodil International University, Dhaka, Bangladesh, 2018.

MOODLE. Disponível em: <https://moodle.org/>. Acesso em: 23 nov. 2020.

RUY, Rosimari A. Viveiro. A educação ambiental escolar revisitada: novos olhares, velhos problemas. Monografia (Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Carlos, 2021.

WIKIPÉDIA. Sistema de gestão da aprendizagem. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Gest%C3%A3o_da_Aprendizagem>. Acesso em: 13 fev. 2021

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Ciências em Foco

Downloads

Não há dados estatísticos.