Classroom versus Moodle

Um relato descritivo-comparativo a partir da experiência da construção de um curso on-line

Autores

Palavras-chave:

classroom versus moodle, plataformas LMS, ambiente virtual de aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência que descreve comparativamente a formatação de um mesmo curso de formação de professores em Educação Ambiental em dois ambientes virtuais de aprendizagem, as plataformas LMS Google Classroom e Moodle. Diante da dúvida sobre qual seria a mais apropriada para o desenvolvimento do curso proposto, optamos por construí-lo em ambas, procurando verificar os limites e potencialidades de cada uma a fim de decidir por uma delas ao final do processo. Ao longo do artigo, descrevemos cada etapa da formatação do curso segundo nossas percepções, ilustrando-as com prints das respectivas telas. Concluímos que ambas as plataformas atendem aos objetivos do curso desenvolvido, mas que o Moodle é o mais adequado quando consideramos que se pretende atingir uma imensa demanda de cursistas, esbarrando, entretanto, na necessidade de um servidor que o hospede gratuitamente e sem limites de estudantes matriculados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimari Ruy, FCLAr/UNESP

Doutoranda em Educação Escolar e Mestra em Educação (Educação Ambiental) pela UNESP, Especializanda em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo IFSP, Licenciada em Ciências Exatas (Ciências e Matemática) pela USP, Pedagoga pela Universidade Nove de Julho e Técnica em Administração pelo Centro Paula Souza. Atuou na educação básica de 2001 a 2011. Atualmente, dedica-se a temas relacionados à educação ambiental, à educação escolar, ao uso das TDIC na educação e à formação docente.

Francisco Rolfsen Belda, FAAC/UNESP

Professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), no campus de Bauru, São Paulo. É presidente do PROJOR – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (2019-2021) e coordenador acadêmico do Projeto Credibilidade, capítulo brasileiro do Trust Project. Professor e ex-coordenador do Curso de Jornalismo e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) da Unesp, no qual atuou como vice-coordenador do Curso de Doutorado e membro do conselho do Curso de Mestrado Profissional. É docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE) na Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da UNESP, em Araraquara, onde atua na linha de pesquisa de Política e Gestão Educacional. É também professor visitante na Brandeis University, em Massachusetts, Estados Unidos, onde realizou estágio de pós-doutorado em 2017. Doutor em Engenharia de Produção (EESC-USP), mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP) e bacharel em Jornalismo (PUC-Campinas). Tem experiência profissional como repórter e editor de jornais e revistas e como fundador, gerente e diretor de empresas de comunicação e tecnologia.

Referências

AJUDA do Classroom. Disponível em: <https://support.google.com/edu/classroom#topic=6020277>. Acesso em: 23 out. 2020.

DURÃES, Ana Cláudia Freitas. Os contextos de aprendizagem resultantes da utilização do Moodle, numa perspetiva crítica de inovação pedagógica. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica) – Universidade da Madeira, Funchal, 2013.

FERRI, Josiane Troleiz. Classroom ou Moodle: verificação e comparação da efetividade de ambas as ferramentas no apoio ao ensino presencial para cursos técnicos. Monografia (Especialização em Informática Instrumental) – UAB/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

IFTAKHAR, Shampa. Google Classroom: what works and how? Journal of Education and Social Sciences, vol. 3, feb. 2016. Disponível em: <http://jesoc.com/wpcontent/uploads/2016/03/KC3_35.pdf>. Acesso em: 23 out. 2020.

MALLICK, Debabrata. A multi-group analysis of LMS (Learning Management System) system: a case study of Google class and Moodle. Degree Thesis (B.Sc. in Software Engineering) – Daffodil International University, Dhaka, Bangladesh, 2018.

MOODLE. Disponível em: <https://moodle.org/>. Acesso em: 23 nov. 2020.

RUY, Rosimari A. Viveiro. A educação ambiental escolar revisitada: novos olhares, velhos problemas. Monografia (Especialização em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Carlos, 2021.

WIKIPÉDIA. Sistema de gestão da aprendizagem. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Gest%C3%A3o_da_Aprendizagem>. Acesso em: 13 fev. 2021

Downloads

Publicado

2021-04-29

Como Citar

RUY, R. .; BELDA, F. R. Classroom versus Moodle: Um relato descritivo-comparativo a partir da experiência da construção de um curso on-line. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 14, n. 00, p. e021002, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/15239. Acesso em: 5 dez. 2021.