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Educação CTS em escolas públicas
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Palavras-chave

Ciência-tecnologia-sociedade
ensino de ciências
interdisciplinaridade

Como Citar

FERNANDES, Roseane Freitas; CARDOSO, Zaira Zangrando; DE ABREU, Rosana Cardoso; DE VASCONCELLOS, Erlete Sathler; COIMBRA, Sandra Golçalves; JÚNIOR, Wilson Alves Badaró; BUFFON DA SILVA, Shirley Margareth; STRIEDER, Roseline Beatriz. Educação CTS em escolas públicas: Reflexões sobre práticas educativas. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 14, n. 00, p. e021009, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/15122. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O presente texto tem como objetivo apresentar desafios e potencialidades encontrados por um grupo de professores no desenvolvimento de práticas didático-pedagógicas fundamentadas pelos pressupostos da educação ciência-tecnologia-sociedade (CTS). Esse grupo se reuniu durante três anos, período em que estudou sobre CTS, elaborou e implementou, em diferentes escolas públicas, propostas coerentes com essa perspectiva. Questões associadas à organização curricular, à compreensão sobre o papel da escola e à afinidade entre os professores foram os maiores desafios encontrados; enquanto a receptividade dos alunos e a atribuição de significado ao que é discutido na escola são apontadas como potencialidades. Dessa experiência, destacamos a importância de um trabalho colaborativo em que professores-pesquisadores se reúnem para investigar a realidade com a qual se encontram, na perspectiva de transformá-la. Entendemos que essas reflexões podem contribuir para outros educadores dispostos a desenvolver trabalhos da mesma natureza.

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