A comunicação de pacientes em situação de vulnerabilidade comunicativa no contexto hospitalar
PDF

Palavras-chave

Vulnerabilidade em saúde
Barreiras de comunicação
Sistemas de comunicação no hospital.

Como Citar

TEIXEIRA, Heloísa Sant Ana; CHUN, Regina Yu Shon; ZAQUEU, Viviane Fazzio. A comunicação de pacientes em situação de vulnerabilidade comunicativa no contexto hospitalar. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018593. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/593. Acesso em: 24 jul. 2024.

Resumo

A Vulnerabilidade comunicativa (VC) no ambiente hospitalar gera nos pacientes desconforto, situações estressantes e frustrantes, causando impacto nos cuidados e interferindo seu processo de recuperação. Considerando a situação dessas pessoas, é necessário que se conheçam as necessidades e demandas daqueles que se beneficiarão da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA) como recurso que auxilie na solução dos desafios de comunicação. Interessa neste trabalho conhecer as necessidades e demandas de comunicação dessas pessoas no contexto hospitalar. Trata-se de pesquisa clínico-qualitativa, vinculada à pesquisa aprovada pelo CEP sob nº CAAE 56719316.3.0000.540410, com 15 participantes. Foi aplicado protocolo ICUCSP – “Intensive Care Unit Communication Screening Protocol”. Os achados demonstram que embora quase a totalidade dos participantes utilizassem estratégias próprias para comunicar, encontravam-se em situação de VC, conforme suas respostas. Os resultados evidenciaram os benefícios da CSA para superar esses desafios assim como reiteraram a necessidade da atuação fonoaudiológica junto aos familiares e profissionais envolvidos no cuidado, a fim de mostrar o potencial comunicativo dos participantes e facilitar a interação entre eles e seus interlocutores, conferindo-lhes maior autonomia de comunicação e de participação no processo de internação hospitalar.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018593
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.