Repercussões na comunicação, interação e participação social da pessoa com esclerose lateral amiotrófica (ELA) na perspectiva de familiares ou cuidadores
PDF

Palavras-chave

Esclerose lateral amiotrófica
Família
Barreiras de comunicação.

Como Citar

NOVAIS, Thais Cristina Leite de; CHUN, Regina Yu Shon; NETO, Lavoisier Leite. Repercussões na comunicação, interação e participação social da pessoa com esclerose lateral amiotrófica (ELA) na perspectiva de familiares ou cuidadores. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181297. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1297. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença neurodegenerativa, provoca alterações motoras, tornando a pessoa dependente de terceiros à medida que a doença progride. Diante das limitações de comunicação, a implementação de sistemas alternativos de comunicação pode favorecer a linguagem, interação e participação social. O cuidador/familiar ocupa espaço central, adaptando sua rotina às necessidades de quem cuida. O objetivo foi investigar repercussões da ELA na comunicação e interação para a pessoa e o impacto do cuidado na percepção dos familiares e/ou cuidadores. Há repercusssões na comunicação e interação para a pessoa e seu familiar ou cuidador.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181297
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.