Linguagem de crianças e adolescentes com paralisia cerebral em vulnerabilidade comunicativa usuários de comunicação suplementar e/ou alternativa no contexto de interação institucional
PDF

Palavras-chave

Linguagem
Paralisia cerebral
Vulnerabilidade comunicativa.

Como Citar

SILVA, Layres Severo; CHUN, Regina Yu Shon; MAIA, Ana Luíza Wou. Linguagem de crianças e adolescentes com paralisia cerebral em vulnerabilidade comunicativa usuários de comunicação suplementar e/ou alternativa no contexto de interação institucional. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018800. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/800. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa volta-se ao estudo da linguagem de 14 crianças e adolescentes com paralisia cerebral (PC) entre 5 e 15 anos, usuários de comunicação suplementar e/ou alternativa (CSA), em situação de vulnerabilidade comunicativa (VC) no contexto institucional sob uma perspectiva enunciativa discursiva. As condições linguístico-cognitivas e motoras repercutem na situação de VC e na interação em instituição especializada, sendo que a mediação do interlocutor especializado e o uso da CSA favorecem maior autononomia e participação nas atividades institucionais.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018800
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.