A iconografia, a música e o ensino de história através da educomunicação

Ensino de história
Residência pedagógica
Educomunicação

PRADO, Mariana; HOSOKAWA, Elder; TEODORO, Daniel. A iconografia, a música e o ensino de história através da educomunicação. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191678. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1678. Acesso em: 18 maio. 2024.

Esse trabalho apresenta os resultados parciais de uma prática de ensino desenvolvida dentro do Programa de Residência Pedagógica, um projeto oficial do governo federal, realizado em uma escola pública de nível Fundamental ll, na Região Metropolitana de Campinas. Trata-se da experiência de estágio de uma dupla de bolsistas residentes ligados ao curso de licenciatura em História de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada. Esses discentes fizeram uso de fotografias da primeira metade do século XX que continham o registro do cotidiano musical de uma banda e uma corporação musical da região. Os conteúdos curriculares de História do sétimo ano foram integrados com a história regional de Engenheiro Coelho e Artur Nogueira com a mediação de gravação de vinhetas produzidas pelos alunos, dentro dos princípios da educomunicação, ou seja, aprimorar o ensino com a mediação do rádio para um aprendizado significativo e transformador.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília: MEC/ CONSED/ UNDIME, 2017.

FAVERO, E.; HEFLINGER JUNIOR, J. E. Retratos de Engenheiro Coelho. Limeira, SP: Unigráfica Indústria Gráfica Ltda, 2011.

FERREIRA, Luiz Carlos Fromberg; BARBOSA, Ana Maria; FERREIRA, Sérgio Fromberg. Cosmópolis: de fazenda Funil à cidade universo. 2011.

FERREIRA, Sérgio Fromberg. Artur Nogueira: Berço da Amizade. 2000.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Unicamp, 1990.

MORAES, P. A.; THESING, Nelson José; ZENI, L. T. Nas ondas do rádio: a educomunicação como uma prática para a cidadania. Cadernos da Comunicação, v. 22, p. 14-31, 2018.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.