Metodologias ativas no ensino de história
PDF

Palavras-chave

Metodologia
Residência pedagógica
Rádio

Como Citar

SANTOS, Lucas dos; HOSOKAWA, Elder; FERREIRA, Joubert; PEREIRA, Felipe. Metodologias ativas no ensino de história: o uso do rádio como ferramenta de aprendizagem no programa de residência pedagógica . Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192646. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2646. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Em 2018, iniciou-se um projeto oficial do Governo Federal, nomeado como Programa de Residência Pedagógica, que passou a ser desenvolvido numa escola pública da Região Metropolitana de Campinas. A prática do estágio dos alunos de Licenciatura em História do UNASP, campus Engenheiro Coelho, aconteceu nessa unidade escolar, nas turmas de nível Fundamental II. Essa prática pedagógica buscou ressignificar e revitalizar o ensino de História, abordando os conteúdos curriculares com metotologias ativas, com o uso de roteiros para gravação da voz dos alunos do 7º ano de História articulado com a História local. Pretendeu-se resgatar na interação da comunidade escolar com informações reveladoras a partir de pesquisa em jornais de época da Hemeroteca da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Os áudios obtidos foram veiculados na rádio universitária, garantindo a divulgação do conhecimento histórico local para a comunidade circundante. Buscou-se ressignificar e revitalizar o ensino de História, aproximando os conteúdos curriculares da percepção e valorizando o protagonismo e o empoderamento dos discentes.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192646
PDF

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação infantil e ensino fundamental. brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BLOIS, Marlene. Rádio Educativo no Brasil: uma história em construção. In: XXVl Congresso Anual em Ciência da Comunicação: Belo HorizonteMG. 2003.
OLIVEIRA, J. Fernandes de. O Rádio a serviço da solidariedade. É possível? In: FERNANDES, Francisco A. M. e BARROS, Laan M. de. (Orgs.). Comunicação e Solidariedade. São Paulo: Loyola - UCBC, 1992. p. 177-180.
BRITES, M. José; JORGE, Ana; SANTOS; CORREIA, Sílvio (eds.). Metodologias Participativas: Os media e a educação. LabCom Books, 2015.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.