A crise na educação básica brasileira na atualidade (1860-século XXI)
PDF

Palavras-chave

Crise na educação
Educação integral
Qualidade de ensino

Como Citar

SANTOS, Tatiane; DARIUS, Fábio; PRADO, Mariana; SILVA, Thalissa. A crise na educação básica brasileira na atualidade (1860-século XXI): uma consequência da modernidade?. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191699. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1699. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Esse trabalho busca entender a crise da educação básica brasileira na atualidade analisando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Anuário Brasileiro da Educação Básica (2018). Dados do Anuário (2018) demonstram que a evasão escolar diminuiu entre 2005 e 2015. Entretanto, isso não significou que houve melhora na qualidade do ensino ofertado. Cada 100 jovens que ingressam na escola, apenas 59 concluem o ensino médio aos 19 anos. Entre os jovens do 3° ano do ensino médio, apenas 45,3% alcançam o nível de proficiência considerado suficiente em leitura e 66,2% em escrita. Hannah Arendt (2011), uma das filósofas mais citadas nesse contexto de crise educacional, é a principal fonte dessa pesquisa. Desta maneira, o trabalho busca entender o que seria uma educação integral efetiva.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191699
PDF

Referências

ARENDT, Hannah. A crise na educação. [Ensaio] In: ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: jun. 2019.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre Educação e Ensino. Campinas, SP: Navegando, 2011.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Projeto para a educação do senhor de Saint- Marie. Porto Alegre: Paraula, 1994.

WHITE, Ellen Gold. Educação: um modelo de ensino integral. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2015.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.