Efeitos agudos do exercício aeróbico em parâmetros hemodinâmicos e modulação autonômica de pacientes hipertensos resistentes
PDF

Palavras-chave

Hipertensão arterial resistente
Exercício aeróbico
Pressão arterial

Como Citar

MONTEOLIVA, Thais; RODRIGUES, Bruno. Efeitos agudos do exercício aeróbico em parâmetros hemodinâmicos e modulação autonômica de pacientes hipertensos resistentes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191598. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1598. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Foi realizado, inicialmente, um período para seleção dos voluntários que participariam do estudo, de duração aproximada de 2 meses. Os pacientes Hipertensos (não-HAR) e Hipertensos Resistentes (HAR) selecionados inicialmente foram submetidos a avaliações basais (deitado e em repouso) com o dispositivo digital de fotopletismografia (Finometer®, Finapres médica Sistema BV, Holanda) durante 20 minutos para obtenção de dados da variabilidade da pressão arterial sistólica e da frequência cardíaca. Além disso, foram feitos procedimentos para a análise espectral do intervalo de pulso (variabilidade da frequência cardíaca) e variabilidade da pressão arterial. O protocolo de exercício físico foi realizado na Faculdade de Educação Física da UNICAMP com o acompanhamento de um médico. O voluntário realizou 40 minutos de caminhada em intensidade moderada em um cicloergômetro com a verificação constante de sua frequência cardíaca para mantê-la entorno de 50-60% da máxima (visto em um teste ergométrico máximo feito previamente) e por questões de segurança. Resultados: Ambos os grupos foram semelhantes em relação aos dados clínicos e bioquímicos. No entanto, deve-se ressaltar que o grupo não-HAR tende a demonstrar maiores níveis de glicose que o HAR, enquanto a HAR tende a apresentar níveis mais elevados de HDL-c.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191598
PDF

Referências

CNPq.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.