Efeitos da estimulação transcraniana por corrente direta (tDCS) em sujeitos normotensos
PDF

Palavras-chave

Estimulação transcraniana por corrente direta
Pressão arterial
Normotensos.

Como Citar

MONTEOLIVA, Thais Barbirato; RODRIGUES, Bruno; MORENO JUNIOR, Heitor; MELO, Silvia E. Ferreira; MINISTRO, Gabriela; MOURA, Eliezer Guimarães; BARBOZA, Catarina de Andrade. Efeitos da estimulação transcraniana por corrente direta (tDCS) em sujeitos normotensos: um estudo piloto. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181296. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1296. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Esse estudo piloto objetivou avaliar a segurança e a eficácia da estimulação transcraniana por corrente direta (tDCS) em sujeitos clinicamente saudáveis nos níveis pressóricos avaliados pela monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA). Para contemplar os objetivos do estudo, foram utilizados sete voluntários normotensos, com idade média de 31,14±9,96 anos (3 mulheres). A MAPA foi colocada para analisar as pressões sistólicas, diastólicas, média e frequência cardíaca antes e durante as primeiras 24 horas da sessão de tDCS. Não foram observadas diferenças nas variáveis pressóricas e de frequência cardíaca entre pré e pós tDCS nos sujeitos estudados, tanto no período de vigília quanto no período de sono. Dessa forma, esta parece ser uma ferramenta segura que não modifica os padrões homeostáticos de controle da pressão arterial em sujeitos normotensos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181296
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.