A influência do exercício da musculatura inspiratória na resposta autonômica ao estresse mental em filhos de pais hipertensos
PDF

Palavras-chave

Treinamento da musculatura inspiratória
Pressão arterial
Modulação autonômica

Como Citar

JÚNIOR, Gilmar da Silva; RODRIGUES, Bruno; CASTÑO, Javier; MINISTRO, Gabriela; MOURA, Eliézer; SANTOS, Gabriela; JR, Heitor Moreno; BARBOZA, Catarina. A influência do exercício da musculatura inspiratória na resposta autonômica ao estresse mental em filhos de pais hipertensos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192733. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2733. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Os fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial incluem obesidade, tabagismo, sedentarismo e histórico familiar. Esta ocorre principalmente devido ao aumento da atividade simpática do sistema nervoso autonômico. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar as respostas hemodinâmicas e autonômicas em filhos de pais hipertensos após uma sessão de treinamento da musculatura inspiratória (TMI) ou Sham (fictícia) frente a um teste de estresse mental. Foram selecionados 14 jovens com idade entre 18 e 30 anos, submetidos a uma sessão de 15min de TMI em intensidade moderada (30% PImáx) e a sessão Sham, de 15min sem resistência ao fluxo respiratório. Para a prescrição da intensidade de treinamento foi realizada a avaliação da pressão inspiratória máxima (PImáx) pelo manovacuômetro. Para a análise da modulação autonômica foi realizado o registro batimento a batimento por fotoplestimografia antes, durante e após a aplicação do teste de estresse mental. Em relação à modulação autonômica, o balanço simpato-vagal não apresentou diferença após a sessão Sham vs TMI. O mesmo foi observado em relação às bandas de baixa (BF) e alta frequência, que representam a modulação simpática e parassimpática, respectivamente. Os dados sugerem que houve aumento na variabilidade da pressão arterial sistólica (PAS) e no BF-PAS durante o teste de estresse mental, no entanto, uma única sessão de TMI não foi suficiente para melhorar a modulação autonômica dos filhos de hipertensos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192733
PDF

Referências

Cipriano G.F., Cipriano Jr G., Santos F.V., Güntzel Chiappa A.M., Pires L., Cahalin L.P., Chiappa G.R. Current insights of inspiratory muscle training on the cardiovascular system: a systematic review with metaanalysis. Integr Blood Press Control. 2019.
Lopes H.F., Silva H.B., Soares J.A., Filho B., Consolim-Colombo F.M., Giorgi D.M., Krieger E.M. Lipid metabolism alterations in normotensive subjects with positive family history of hypertension. Hypertension. 1997.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.