Algoritmos de sequenciamento de tarefas e uma aplicação ao problema de alocação de recursos humanos ao centro de controle de tráfego aéreo
PDF

Palavras-chave

Sequenciamento de tarefas
Algoritmos
Programação linear
Pesquisa operacional
Otimização.

Como Citar

PENNONE, Mariana Dias; RAMPAZZO, Priscila Cristina Berbert. Algoritmos de sequenciamento de tarefas e uma aplicação ao problema de alocação de recursos humanos ao centro de controle de tráfego aéreo. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018987. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/987. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Um dos grandes problemas da área de otimização é a alocação e sequenciamento de tarefas a um conjunto de máquinas disponíveis, visando a obtenção de um desempenho específico. Problemas deste tipo aparecem nas mais diversas áreas das Engenharias, sendo aplicados na indústria, manufatura, gerenciamento de processos em um computador, aviação, entre outros. Durante a primeira etapa da pesquisa, houve o estudo e a utilização de diferentes métodos heurísticos e de otimização para problemas gerais de Sequenciamento de Tarefas, comparando-se a eficácia dos mesmos a partir dos resultados obtidos. Para a segunda etapa da pesquisa, foi trabalhado, especificamente, o Problema de Alocação de Recursos Humanos ao Centro de Controle de Tráfego Aéreo. Para a solução deste problema, foi utilizado um solver de Programação Linear Inteira em conjunto com um Algoritmo Genético.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018987
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.