Algoritmos de sequenciamento de tarefas e uma aplicação ao problema de sequenciamento da produção agrícola
PDF

Palavras-chave

Sequenciamento de tarefas
Algoritmos
Produção agrícola
Metaheurística.

Como Citar

MENDONÇA, Rodrigo Garcia Ribeiro; RAMPAZZO, Priscila Cristina Berbert. Algoritmos de sequenciamento de tarefas e uma aplicação ao problema de sequenciamento da produção agrícola. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181223. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1223. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Esse trabalho consistiu em modelar o Problema de Produção Agrícola como um Problema de Sequenciamento de Tarefas e obter soluções para esta aplicação através de uma Metaheurística, pois o problema é classificado como NP- difícil. A abordagem proposta foi um Algoritmo Genético (da classe das Metaheurísticas Evolutivas), desenvolvido levando em consideração o tempo de plantio de cada planta, sua lucratividade e seu período de cultivo, fatores característicos desse tipo de problema. Ao se analisar diversas instâncias de teste, pode-se perceber que o algoritmo proposto conseguiu encontrar soluções factíveis e de qualidade para o problema, em pequeno tempo computacional.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181223
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.