Algoritmos de sequenciamento de tarefas e uma aplicação ao problema de sequenciamento de aviões em portões de embarque e desembarque (fleet assignment)
PDF

Palavras-chave

Fleet assignment
Algoritmo genético
Pesquisa operacional.

Como Citar

PASSOS, Gabriel; RAMPAZZO, Priscila Cristina Berbert. Algoritmos de sequenciamento de tarefas e uma aplicação ao problema de sequenciamento de aviões em portões de embarque e desembarque (fleet assignment). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018491. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/491. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Aeroportos do mundo todo devem lidar com o crescente movimento de aeronaves nos terminais. Neste quadro, a alocação da aeronave correta no local e instante ideais, tratada no Problema de Sequenciamento de Aviões em Portões de Embarque/Desembarque (Fleet Assignment), tem se tornado fator chave para manter o funcionamento do sistema de tráfego aéreo. O Fleet Assignment é um problema da classe NP-difícil, não podendo ser solucionado de forma exata para instâncias reais em tempo computacional viável. O presente trabalho tem o objetivo de propor uma Metaheurística Evolutiva como método alternativo de sequenciamento de instâncias de grande porte para o Fleet Assignment. Esta aplicação foi modelada como um problema de Programação Linear Inteira e as soluções obtidas por um solver (CPLEX - IBM, versão acadêmica) foram comparadas com os resultados obtidos pelo algoritmo proposto.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018491
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.