Algoritmos de sequenciamento de tarefas e uma aplicação ao problema de sequenciamento de aviões de uma companhia aérea entre origens e destinos
PDF

Palavras-chave

Sequenciamento de tarefas
Algoritmos
Fleet schedule.

Como Citar

SHIE, William Hashimoto; RAMPAZZO, Priscila Cristina Berbert. Algoritmos de sequenciamento de tarefas e uma aplicação ao problema de sequenciamento de aviões de uma companhia aérea entre origens e destinos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181384. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1384. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O problema de alocação de frotas, conhecido como Fleet Assignment, consiste em alocar o tipo de aeronave que percorrerá cada percurso, conhecendo os percursos, a quantidade de cada tipo de aeronave e as características de ambos. O objetivo deste projeto foi propor e implementar um Algoritmo Genético para tratar este problema. Este problema pode ser modelado como um problema de Scheduling, que trata da alocação de recursos para processamento de tarefas; modelagem que se encaixa na classe de problemas NP-difícil, o que justifica a metologia heurística escolhida para resolução. Os Algoritmos Genéticos, apesar de não garantir a solução ótima, garante uma solução de qualidade com baixo custo computacional.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181384
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.