Equilíbrio de bioadsorção de cromo e níquel em resíduo de extração do alginato da alga Sargassum filipendula
PDF

Palavras-chave

Bioadsorção
Metais tóxicos
Resíduo da extração de alginato.

Como Citar

SACILOTTO, Aline; VIEIRA, Melissa Gurgel Adeodato; COSTA, Camila Stefanne Dias; SILVA, Meuris Gurgel Carlos da. Equilíbrio de bioadsorção de cromo e níquel em resíduo de extração do alginato da alga Sargassum filipendula. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic26201887. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/87. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

A fim de analisar a capacidade adsortiva do resíduo da extração do alginato da alga Sargassum filipendula, foi realizado o estudo de equilíbrio, obtendo isotermas de adsorção binária dos íons cromo e níquel. A partir dos resultados, verificou se o caráter endotérmico no sistema e maior afinidade pelo íon Cr. O modelo Langmuir competitivo Modificado (LCM) se ajustou melhor aos dados experimentais, indicando afinidades diferentes entre o biadsorvente e ios metálicos metálicos com sítios de adsorção específicos para cada adsorbato.

https://doi.org/10.20396/revpibic26201887
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.