Remoção em leito fixo adsortivo de cafeína presente em solução aquosa por argila verde-lodo calcinada
PDF

Palavras-chave

Adsorção
Cafeína
Argila verde-lodo calcinada.

Como Citar

SOUZA, Victor Marchiori de; SILVA, Meuris Gurgel Carlos da; OLIVEIRA, Maria Fernanda; VIEIRA, Melissa Gurgel Adeodato. Remoção em leito fixo adsortivo de cafeína presente em solução aquosa por argila verde-lodo calcinada. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181340. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1340. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A cafeína é um contaminante emergente farmacologicamente ativo, nocivo a algumas espécies de peixes e anfíbios. Uma vez que a substância não é completamente removida da água por meio de técnicas usuais, como tratamento alternativo, foi proposta a adsorção da cafeína em um sistema de leito fixo e utilizando como adsorvente a argila Verde-lodo calcinada. Avaliou-se a influência da vazão de operação e da concentração inicial de cafeína na eficiência de remoção do composto. Os modelos de Thomas, Yoon e Nelson e Yan e colaboradores foram ajustados às curvas de ruptura obtidas, sendo que os dois primeiros apresentaram os ajustes mais satisfatórios para tempos de operação mais longos, e o último para tempos de operação mais curtos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181340
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.