Extração de alginato da Sargassum filipendula para remoção de metais tóxicos e preparação de micropartículas de blenda de sericina/alginato comercial para aplicação farmacêutica
PDF

Palavras-chave

Bioadsorção
Alginato
Liberação controlada de fármaco.

Como Citar

VIEIRA, Melissa Gurgel Adeodato; PINTO, Isabela Caroline Goncalves; LOPES, Juliana Clara; REIS, Lucas de Azevedo; COSTA, Camila S. D.; FREITAS, Emanuelle D. Extração de alginato da Sargassum filipendula para remoção de metais tóxicos e preparação de micropartículas de blenda de sericina/alginato comercial para aplicação farmacêutica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181449. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1449. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

O intuito desse projeto foi a preparação e utilização do resíduo da extração de alginato da alga Sargassum filipendula para remoção de metais tóxicos, como o cromo, de sistemas aquosos através da bioadsorção. O projeto também envolveu a preparação de partículas farmacêuticas, formadas pelo método de gelificação, a partir da blenda de sericina e alginato comercial para incorporação de cetoprofeno e reticulada com proantocianidina, a fim de obter uma liberação controlada do fármaco, evitando picos de liberação e, consequentemente, a ocorrência de efeitos colaterais.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181449
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.