Remoção de íons cobre em sistema adsortivo de leito fixo utilizando resíduo da extração do alginato a partir da alga Sargassum filipendula
PDF

Palavras-chave

Bioadsorção
Metais tóxicos
Algas marrons.

Como Citar

MANIEZZO, Gabriela Ramiro; VIEIRA, Melissa Gurgel Adeodato; SILVA, Meuris G. C.; FREITAS, Geovani R. Remoção de íons cobre em sistema adsortivo de leito fixo utilizando resíduo da extração do alginato a partir da alga Sargassum filipendula. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018514. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/514. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A bioadsorção tem apresentado destaque como método alternativo direcionado para remoção de metais tóxicos de efleuntes diluídos. Neste estudo foram realizados ensaios de remoção de cobre em colunas de leito fixo em que foi avaliado o efeito da vazão na remoção de cobre pelo resíduo da extração do alginato acidificado. A vazão de 0,5 mL/min foi definida como promissora para estudos posteriores, devido aos seus resultados satisfatórios em relação à altura da Zona de Transferência de Massa (ZTM) e porcentagem de remoção total. Modelos de curva de ruptura, como Bohart-Adams e Thomas, apresentaram ajustes adequados aos valores experimentais.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018514
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.