Componente "B" na biorremediação de solo contaminado por benzeno e tolueno
PDF

Palavras-chave

BTEX
Aditivos biológicos
Biorremediação.

Como Citar

PIZI, Julia Faria; CONEGLIAN, Cassiana Maria Reganhan; ALMEIDA, André Ricardo de; TORIGOE, Naomi; FIGUEIREDO, Henrique. Componente "B" na biorremediação de solo contaminado por benzeno e tolueno. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018707. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/707. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O petróleo e seus derivados são cada vez mais consumidos, sendo importantes fontes de energia e responsáveis pela realização de atividades industriais. Contudo, o aumento da exploração e do transporte resulta em maiores acidentes ligados ao derramamento combustíveis, atingindo o solo e águas subterrâneas. Por ser um subproduto do petróleo, a principal constituição da gasolina são os hidrocarbonetos aromáticos, sendo em maior composição os compostos benzeno, tolueno, etilbenzeno e xileno, conhecido como BTEX. Este, quando em contato com o solo pode ser biodegradado por micro-organismos, principalmente os aeróbios previamente existentes naquela área. Para acelerar esse processo, podem ser utilizados aditivos biológicos com a função de estimular o crescimento e o metabolismo microbiano. Esse processo é a biorremediação e utiliza micro-organismos que estão presentes no solo ou adicionados na área contaminada com petróleo e seus derivados para que ocorra a degradação bioquímica dos contaminantes. Dessa forma, nesse projeto analisou-se a influência do aditivo biológico, denominado componente “B”, na biodegradação de solos contaminados com resíduos de petróleo, contendo tolueno e benzeno. Sendo o método utilizado de respirometria de Bartha e Pramer, foi analisado a liberação de CO2 pelos micro-organismos do solo.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018707
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.