Biodegradação do xileno no solo mediante adição de aditivo biológico
PDF

Palavras-chave

Biodegradação
Bioestimulante
Xileno.

Como Citar

TORIGOE, Naomi; CONEGLIAN, Cassiana Maria Reganhan; PIZI, Julia Faria; ALMEIDA, André Ricardo de; FIGUEIREDO, Henrique. Biodegradação do xileno no solo mediante adição de aditivo biológico. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181067. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1067. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O grande consumo de petróleo tem causado problemas ambientais, tal como a contaminação de solos com gasolina. O solo contaminado possui BTEX, hidrocarbonetos aromáticos presentes na gasolina que são altamente tóxicos. O BTEX pode ser biodegradado de forma natural mediante a atividade biológica existente no solo, mas este processo muitas vezes, não é suficientemente rápido para compensar a velocidade de propagação da pluma de contaminantes, sendo necessária a adição de um bioestimulante para acerelar o metabolismo da microbiota. A eficácia do bioestimulante, de foi avaliado na biodegradação de borra oleosa de petróleo e de xileno (componente do BTEX), quando adicionado a um latossolo. A metodologia de respirometria de Bartha e Pramer foi empregada para aferir a geração de CO2 pela microbiota do solo, medida que relaciona-se diretamente com a biodegradação de resíduos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181067
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.