Remoção de nitrogênio amoniacal de efluente de frigorífico com adição do aditivo biológico
PDF

Palavras-chave

Nitrogênio amoniacal
Aditivo biológico
Lagoas de estabilização.

Como Citar

PEGOLO, Fellipe Lousada; CONEGLIAN, Cassiana Maria Reganhan; FALCÃO, Beatriz Lene; PIMENTE, Natália Santos. Remoção de nitrogênio amoniacal de efluente de frigorífico com adição do aditivo biológico: componente “E”. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018422. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/422. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Nos efluientes o nitrogênio pode aparecer de diversas formas, desde nitrogênio orgânico, amônia, até formas mais oxidadas como nitrito e nitrato. O lançamento de amônia em excesso em coleções hídricas afetam drasticamenter a qualidade da água, sendo fundamental a sua remoção antes do descarte. A nitrificação ocorre na presença de oxigênio e envolve a conversão da amônia a nitratos pela ação das bactérias nitrificantes, que possuem vários fatores que podem afetar o seu crescimento e metabolismo, entre eles; pH, temperatura e oxigênio dissolvido. O presente estudo teve como objetivo otimizar o tratamento de efluente de frigorífico com alta concnetração de amônia, visando atender a legislação vigente e a proteção da vida aquática.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018422
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.