Estudo da biodegradação do fipronil no solo mediante a adição de aditivo biológico
PDF

Palavras-chave

Fipronil
Biodegradação
Respirometria.

Como Citar

ACORSI, Bárbara; CONEGLIAN, Cassiana Maria Reganhan. Estudo da biodegradação do fipronil no solo mediante a adição de aditivo biológico. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018179. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/179. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O fipronil é um inseticida utilizado no controle de insetos em plantações de cana-de-açúcar, soja, milho, algodão, batata e no controle de pulgas, carrapatos e piolhos em animais domésticos. A aplicação dessas moléculas químicas se mostra eficiente no controle dos insetos alvo, porém seu manuseio sem controle pode afetar organismos não alvo. A literatura tem mostrado que o fipronil pode provocar grandes prejuízos ao ambiente, principalmente a biota. Neste trabalho avaliou-se a biodegradação do pesticida fipronil no solo com a adição de aditivo biológico.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018179
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.