Fácies e elementos arquitetônicos do Grupo Itararé na região de Salto (SP)
PDF

Palavras-chave

Marinho profundo
Elementos arquitetônicos
Modelo deposicional

Como Citar

PEREIRA, Vítor; BATEZELLI, Alessandro. Fácies e elementos arquitetônicos do Grupo Itararé na região de Salto (SP). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192931. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2931. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O Grupo Itararé compreende pacotes sedimentares sindeposicionais de diferentes ambientes deposicionais. Sua gênese é relacionada a ambientes fluvio-lacustre e marinho sob influência da ação de geleiras. O presente trabalho visou interpretar os elementos arquitetônicos do afloramento na região de Salto (SP) e propôs um modelo deposional em escala regional para o ambiente. O afloramento apresenta uma sucessão de turbiditos com granulometria variando de muito fino a grosso e a principal estrutura sedimentar verificada são estratificações cruzadas de baixo ângulo. O fluxo das paleocorrentes tem direção geral predominantemente NW. A análise dos eventos paleoclimáticos, geometria, estruturas sedimentares e fácies, além da direção das paleocorrentes permitiu a verificação que o ambiente deposicional insere-se em um contexto de cunha de mar baixo.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192931
PDF

Referências

KUENEN, P. H.(1957) Sole markings of graded graywacke beds, Journal of Geology, 54, 120-147
NICHOLS, G. (2009). Sedimentology and Stratigraphy. Blackwell Science Ltd., London, 335 p.
SOUZA FILHO, E.E.; STEVAUX, J.C. & LANDIM,P.M.B. (1990). Estratigrafia genética do Subgrupo Itararé (PC) na região de Campinas (SP). In: Congresso Brasileiro De Geologia, 36, Natal, Anais. Natal- RN, SBG, v.1, p. 107- 123.
VESELY, F. F. (2006). Dinâmica sedimentar e arquitetura estratigráfica do Grupo Itararé (Carbonífero-Permiano) no centroleste da Bacia do Paraná. Dissertação (Doutorado em Geologia). Departamento de Ciências da Terra, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.