Evolução sedimentar e pedogenética da formação Marília (grupo Bauru), na região de Gurinhatã (MG).
PDF

Palavras-chave

Formação Marília
Paleossolos
Fácies.

Como Citar

SOUZA, Matheus Cardoso de; BATEZELLI, Alessandro. Evolução sedimentar e pedogenética da formação Marília (grupo Bauru), na região de Gurinhatã (MG). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181030. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1030. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo estudar os depósitos e paleossolos da Formação Marília, a fim de elaborar um modelo de evolução sedimentar e pedogenética da unidade na região de Gurinhatã (MG). Para isso, foram realizadas descrições dos perfis de paleossolos, fácies, organização geométrica dos corpos rochosos e coleta de amostras para análises micromorfológicas em duas seções em afloramentos localizados na Rodovia Juscelino Kubitschek de Oliveira - BR 364 nas proximidades de Gurinhatã. A partir das análises laboratoriais e dos dados coletados em campo identificou-se que os paleossolos se desenvolveram sobre barras arenosas depositadas em sistemas fluviais do tipo entrelaçado. Além disso, esses paleossolos indicam que houveram alternâncias entre períodos com maior predominância de sedimentação e erosão com períodos de calmaria, que possibilitaram a atuação da pedogênese.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181030
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.