Avaliação da percepção de risco e benefício de consumidores em relação a alimentos ultraprocessados
PDF

Palavras-chave

Alimentos ultraprocessados
Guia alimentar
Percepção de risco

Como Citar

AZEVEDO, Vitoria; CUNHA, Diogo da; SOUZA, Pryscila de; MARSOLA, Camila. Avaliação da percepção de risco e benefício de consumidores em relação a alimentos ultraprocessados. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192281. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2281. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Estudo transversal com o objetivo de identificar as percepções de risco e benefício dos consumidores em relação a alimentos ultraprocessados, na cidade de Limeira. Dividido em duas etapas, sendo a primeira quantitativa, a qual foram aplicados questionários contendo os alimentos mais consumidos pela população brasileira, segundo a POF de 2008-2009. A amostra foi de 105 pessoas, abrangendo homens e mulheres com poder de compra, que foram separados conforme a faixa etária em três subgrupos; adulto jovem, adulto e idosos. A partir da classificação atribuída pelos indivíduos a cada alimento, através da escala visual de sete pontos, foi classificado pela maioria dos grupos que os alimentos diet, alimentos light, barra de cereal, bolacha de água e sal, gelatina, pão de forma integral e peito de peru são alimentos benéficos à saúde. Já em relação ao ganho ou perda de peso, os alimentos light, diet, gelatina e peito de peru foram associados a perda de peso. Posteriormente na etapa qualitativa realizou-se entrevistas com 2 pessoas de cada subgrupo, a fim de extrair mais informações sobre determinadas classificações que foram atribuídas aos alimentos. Os resultados mostram o desconhecimento sobre a classificação dos alimentos a partir do Guia Alimentar para a População Brasileira, sendo atribuídas percepções benéficas à saúde a respeito de alimentos ultraprocessados, desconhecendo muitas vezes os ingredientes que os compõem.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192281
PDF

Referências

BIELEMANN, R. M. et al. Consumo de alimentos ultraprocessados e impacto na dieta de adultos jovens. Revista Saúde Pública, 2015.

JOMORI, M. M. et al. Determinantes de escolha alimentar. Revista de Nutrição. Campinas. v. 21. n. 1, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009. Rio de Janeiro, 2011.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.