Avaliação da percepção dos estudantes de nutrição sobre alimentos estereotipados e sua relação com o viés otimista
PDF

Palavras-chave

Percepção de risco
Alimentos
Nutricionista

Como Citar

VERZA, Ana; CUNHA, Diogo da; LONGHINI, Fernando; MARSOLA, Camila. Avaliação da percepção dos estudantes de nutrição sobre alimentos estereotipados e sua relação com o viés otimista. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192157. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2157. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Nos anos recentes observou-se um grande fluxo de informações sobre alimentação saudável nas redes sociais, reforçando estereótipos de alguns alimentos. Dessa maneira, o estudo investiga as opiniões dos estudantes de nutrição em relação aos alimentos a fim de observar o efeito dos conhecimentos obtidos durante a graduação. Para isso, foram aplicados questionários a 172 estudantes de nutrição e 140 de engenharia de manufatura (controle) avaliando a percepção sobre alimentos em relação à saúde e a percepção sobre o risco de ganho de peso, ambos em uma escala de -3 a 3. Para a análise estatística foi utilizado o teste U de Mann Whitney. Os grupos apresentaram otimismo para o risco próprio analisado e os estudantes de nutrição apresentaram risco menor para todos os pares. Além disso, foram encontradas divergências sobre alimentos comumente considerados saudáveis, onde estudantes de nutrição consideram que fazem mal à saúde os alimentos processados considerados benéficos pelo grupo controle. No mais, alimentos in natura ou minimamente processados são considerados saudáveis e, processados e ultra processados são considerados maléficos a saúde no geral.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192157
PDF

Referências

BRASIL; MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS). Guia alimentar para a população brasileira. 2014.

SERRA, G. M. A.; SANTOS, E. M. D. Saúde e mídia na construção da obesidade e do corpo perfeito. Ciência & saúde coletiva, 8, 691-701. 2003.

TEO, C. R. P. A. Discursos e a construção do senso comum sobre alimentação a partir de uma revista feminina. Saúde e Sociedade, v. 19, p. 333-346, 2010.

WEINSTEIN, N. D. Unrealistic optimism about susceptibility to health problems. Journal of behavioral medicine, v. 5, n. 4, p. 441-460, 1982

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.