Relação entre metabolismo materno e crescimento fetal na prole de camundongos alimentados com dieta hiperlipídica
PDF

Palavras-chave

Obesidade
Prenhez
Programação metabólica.

Como Citar

LIMA, Bruna de Souza; SOUZA, Leticia Martins Ignacio de; LUCCA, Letícia Borges de; MENEZES, Caroline; SIMINO, Laís Angélica de Paula; TORSONI, Márcio Alberto; MILANSKI, Marciane; TORSONI, Adriana Souza. Relação entre metabolismo materno e crescimento fetal na prole de camundongos alimentados com dieta hiperlipídica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018224. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/224. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A obesidade materna tem sido associada a efeitos adversos à saúde das mulheres a curto e longo prazos, podendo apresentar diminuição da capacidade reprodutiva e aumento do risco de complicações como pré-eclâmpsia e diabetes mellitus gestacional. Dessa forma, o estado nutricional materno é um importante fator que contribui para o processo de programação fetal, sendo importante, portanto, o estudo das interações entre o ambiente materno e fetal, especialmente em modelos de excesso de peso e comorbidades associadas. Com isso, será possível elucidar mecanismos e pontos chave no tempo e no desenvolvimento onde as intervenções médico-nutricionais possam ser mais eficazes.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018224
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.