Caracterização metabólica e análise da expressão de miR-122 hepático na 2ª geração de mães alimentadas com dieta hiperlipídica durante a gestação e lactação
PDF

Palavras-chave

miR-122
Programação metabólica
Epigenética.

Como Citar

MANCINI, Mariana Camargo Silva; TORSONI, Adriana Souza; SIMINO, Laís Angélica de Paula; PANZARIN, Carolina; FONTANA, Marina F.; TORSONI, Marcio Alberto; MILANSKI, Marciane. Caracterização metabólica e análise da expressão de miR-122 hepático na 2ª geração de mães alimentadas com dieta hiperlipídica durante a gestação e lactação. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018983. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/983. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A sobrecarga nutricional durante a gestação e o período pós natal precoce podem estar estreitamente relacionadas com o desenvolvimento de alterações permanentes na estrutura, fisiologia e metabolismo tanto da geração exposta diretamente ao estímulo da sobrecarga como à seus descendentes. Com objetivo de caracterizar importantes parâmetros bioquímicos e avaliar a expressão do miR 122, significativo no contexto da obesidade, do metabolismo energético, glicídico e lipídico e da programação metabólica, o presente estudo foi realizado com a segunda geração (F2) de proles provenientes de mães com obesidade induzida por dieta hiperlipídica durante períodos críticos do desenvolvimento, como a gestação e a lactação, para se avaliar os efeitos da obesidade materna em seus descendentes.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018983
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.